Não dá pra negar que a tecnologia e a internet trouxeram consigo infinitas possibilidades e permitiram que as pessoas possuam maior conforto e comodidade ao realizar ações cotidianas. No entanto, apesar de tantas inovações, os riscos ainda existem.

Muitas empresas que trabalham com delivery ainda enfrentam dificuldades para conseguir identificar fraudes e trotes no meio de tantos pedidos que chegam todos os dias. Os trotes podem vir de diversas maneiras: compras grandes em que não há ninguém para receber, endereços falsos, problemas de pagamento, entre outros.

Por isso separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para tentar reconhecer e prevenir esse tipo de problema.


1 – Fique atento ao valor ou quantidade de produtos na compra

É praticamente impossível verificar pedido por pedido, principalmente em dias de maior movimento. Por isso, é importante dar uma atenção maior a pedidos com valores mais altos e/ou com uma grande quantidade de produtos. Pedidos com maiores valores são mais sujeitos a serem trotes, pois, significam um prejuízo maior ao restaurante.

2 – Pesquise informações a respeito do endereço e da localização do comprador

Quando você desconfiar de um pedido, você pode confirmar a veracidade dele utilizando as informações fornecidas pelo usuário. Um bom exemplo é checar o endereço da entrega, porque há a possibilidade de ser passado um endereço falso ou da localização ser numa região afastada e/ou perigosa, principalmente se a entrega for durante a noite.

3 – Utilize verificações de segurança

Se o endereço da entrega não te passar confiança ou se houver algum outro motivo para continuar desconfiando do pedido, você pode fazer verificações de segurança, principalmente através do número de telefone. Dessa forma, você pode tentar entrar em contato com o seu cliente, verificar se aquele número de telefone realmente é válido e confirmar as informações passadas.

Aqui na appedidos, quando um novo cliente se cadastra no aplicativo, ele obrigatoriamente deve fornecer algumas informações para validação do seu cadastro, como o número de telefone. Essa verificação é feita através de um SMS, enviado para confirmar se aquele número realmente pertence à pessoa que está se cadastrando. Além disso, sempre disponibilizamos essas informações (endereço, telefone, nome completo, etc.) do cliente para o restaurante, essa é uma forma que encontramos de garantir um pouco mais de segurança para os nossos parceiros.

Essas dicas são importantes e podem te ajudar a evitar maiores problemas, mas é importante ressaltar que elas não são soluções definitivas, além de demandarem bastante tempo e esforço. Caso você vá optar por utilizar alguma plataforma de delivery, é importante verificar se a plataforma oferece mecanismos para prevenção de trotes, como é o caso da appedidos.