Isso mesmo, você não leu errado, vou listar 5 dicas infalíveis para te ajudar a levar o seu restaurante do sucesso ao fracasso em pouco tempo. Ficou curioso?


1 – Não se preocupe com o Feedback de seus clientes

Isso mesmo! Cliente é sempre bisbilhoteiro, tá sempre querendo dar opinião onde não foi chamado, não é? Afinal, eles não sabem o trabalho que é ter um restaurante, acordar cedo pra fazer mercado, gerir equipe, entregar uma refeição dentro do prazo com qualidade, rapidez e ainda chegar quentinha.

Então nada de dar ouvidos aos seus clientes, eles têm que entender que quem manda aqui é você!

2 – Não vá para o mundo digital

Facebook? Instagram? Aplicativos? appedidos? Isso tudo é perda de tempo! Os clientes devem entender que você está no mercado há muitos anos e que nunca precisou trabalhar com nenhuma dessas ferramentas. Se quiserem ver as fotos dos teus pratos antes de fazer o pedido, eles que deveriam ir até o seu restaurante! Aliás, se querem fazer pedidos, que liguem! Whatsapp? Isso é coisa da “meninada jovem”, o bom cliente tem sempre o número do seu restaurante grudado no imã de geladeira da cozinha.

Não se preocupe, os clientes precisam aprender a te ligar! Whatsapp, aplicativos e redes sociais não são importantes pra você e eles devem aceitar isso!

3 – Não estude o seu concorrente

Afinal, isso é coisa de gente invejosa que quer copiar o que o outro faz, não é? Por isso, jamais olhe para o diferencial do seu concorrente, continue trabalhando da sua maneira, uma vez que você já conhece bem o seu público, está nos negócios há anos e trabalha duro.

4 – Não crie pratos novos

Sabe aquela porção de fritas simples que você faz há tantos anos? Pois é, ela deve sim ser a única opção de petisco do seu cardápio. Pizza com borda trançada? Imagina! Continue trabalhando com aquela borda mais simples e tradicional que você faz há muito tempo.

Os seus clientes precisam entender que você não pode se dar o luxo de trazer coisas diferentes para o cardápio, afinal, isso custa caro e você não pode arriscar. Tudo bem que o seu concorrente faz isso, mas lá é lá e aqui é do seu jeito, como dizem “minha casa, minhas regras”.

5 – Não conheça o cliente e suas vontades

Ter uma ferramenta automatizada pra conhecer os seus clientes e seus desejos é coisa da “meninada nova”. Você conhece bem seus clientes, sabe o que eles querem e como eles consomem. Mesmo que o seu movimento tenha caído nos últimos anos, você sabe que eles têm que comer os pratos que você oferece, que as opções “vegetarianas” existentes no outro restaurante não são bem vindas no seu restaurante.


Estas foram as 5 dicas infalíveis para quebrar o seu restaurante! Siga-as com cautela e com carinho, assim, quem sabe, você não alcança o tão famoso “fechei as portas” que você tanto procura!



Parece estranho, né? Pois é. Em muitos restaurantes, algumas (se não a maior parte) dessas situações acontecem diariamente. O intuito aqui foi fazer uma brincadeira e descontrair, mas sabemos que muitos donos de restaurantes passam por isso e não conseguem enxergar a necessidade de mudar e de se adaptar.

Já dizia Heráclito (filósofo grego):

Nada é permanente, exceto a mudança

Diante dessa afirmação, devemos observar a mudança de comportamento do mercado e dos consumidores, já que todos nós trabalhamos para entregar valor a nossos clientes, não é mesmo?

Agora os passos são simples, caso queira ter sucesso e ver bons resultados em seu restaurante, é só seguir ao contrário todas as 5 “dicas” aqui mencionadas. Ah, e se você estiver procurando um aplicativo pra atender bem seus clientes e te ajudar a gerenciar seus pedidos, dá uma olhadinha na appedidos!