É fato conhecido que todos comemos muito mais no inverno. Então porque em alguns restaurantes o movimento cai?

Diversos fatores podem influenciar essa queda. Algumas culinárias estão associadas diretamente ao verão: sorvetes e gelatos, saladas e pratos fit, cerveja e petiscos… 

Você pode ter muitas mesas ao ar livre ou seus pratos encarecem, devido a dificuldade em encontrar ingredientes para o menu convencional. Isso quando você consegue encontrá-los.

Seja qual for o seu caso, estou aqui para te ajudar. Neste artigo, explico a importância do cardápio de inverno e como restaurantes podem usar essa estratégia para alavancar as vendas e lucrar.

Por que fazer cardápio de inverno?

Cardápios de inverno são muito atraentes. Eles tem o apelo comercial da novidade e da sazonalidade.

Quando temos um prato disponível por tempo limitado, criamos no consumidor o senso de urgência e o pensamento:

“- Vou experimentar o cardápio de inverno deles antes que acabe!”

Com a divulgação correta, seu cardápio de inverno pode se transformar em um verdadeiro evento.

Criando e mantendo essa tradição, seu cardápio de inverno passa a ser não apenas reconhecido, mas também aguardado pela clientela fiel da casa.

Como calcular os preços do cardápio de inverno?

Para saber exatamente onde se está ganhando ou perdendo dinheiro, é necessária organização e algumas contas simples. 

Você precisa por na ponta do lápis todas as despesas do mês com gastos fixos, como água, luz, aluguel, estrutura, manutenção, depreciação e funcionários. 

Para se organizar, recomendo que use planilhas. Se você não tem experiência com planilhas, existe material gratuito no YouTube, blogs e sites te ensinando como criar e usar planilhas.

Vários sites disponibilizam modelos gratuitos de planilhas para download:

Guia do Excel

Conta Azul

Quanto Sobra

E-Gestor

Atualmente, além do tradicional Excel, você pode usar o Planilhas do Google. Esse software é totalmente gratuito, não necessita fazer download, salva seu trabalho automaticamente, e só precisa de um e-mail Google para fazer o login.

Quer saber mais sobre precificação de cardápio? Nesse artigo, te explico Como Precificar Cardápio de Restaurante de forma prática e descomplicada.

Aposte nas calorias 

Durante o frio, nosso corpo gasta mais calorias para manter a temperatura normal, o que influencia diretamente nosso paladar.

Comidas que aquecem e saciam são perfeitas para espantar o frio. Caldos, sopas, fondues, risotos, assados e a internacionalmente famosa feijoada, são perfeitos para essa época do ano.

Na busca por mais calorias, os doces também se tornam cobiçados pelo paladar. 

Os morangos são abundantes no período de frio. Alguns cafés, padarias e bistrôs chegam a fazer festivais do morango, como cardápio de inverno, para a alegria do consumidor.

Aproveite alimentos da estação

Mandioca, milho verde, abóbora, batata doce, couve, alcachofra, morango… Não é à toa que vemos esses ingredientes presentes nas receitas de inverno.

Ingredientes fora de época costumam ser caros e de baixa qualidade. 

Alimentos da estação além de saborosos, estão diretamente ligados ao clima e a memórias afetivas.

Falando em boas memórias, as festas juninas são o melhor exemplo de como aproveitar alimentos da colheita de outono e inverno. 

Aliás, já pensou em incluir comidas típicas de festa junina no cardápio de inverno? Deixar o restaurante todo em clima de festa junina pode ser divertido e um diferencial.

Aceita um vinhozinho?

O vinho é consumido o ano todo por seus apreciadores, mas para o grande público, ele é uma bebida de inverno.

Presente no quentão, junto ao fondue de queijo, acompanhando o risoto e a costela assada, o vinho é um excelente substituto para aquela cerveja gelada com os amigos.

Acompanhando queijos e frutas secas, é perfeito para noites românticas e além da sensação de calor que colore as bochechas de todos, o vinho traz diversos benefícios à saúde. 

Que tal atualizar sua carta de vinhos? 

Faça promoções

Você não precisa servir o menu de inverno todos os dias. Pode usar estratégias promocionais e servir apenas nos dias em que precisa de um volume maior de clientes.

Se você não tem muita experiência com promoções, explicamos para você Como Fazer Promoções Sem Perder Dinheiro de forma clara e simples em nosso artigo.

Faça eventos de inverno

Faça eventos do tipo que se paga por pessoa, com ingressos antecipados. Festas juninas, feijoadas, costeladas, festivais de caldos, a lista de possibilidades é quase ilimitada.

Se você tem um espaço pequeno, pode alugar um salão e fazer um evento maior. Ou apostar na exclusividade, trabalhar com mesas reservadas e cardápio especial.

Jantares românticos, com música e menu diferenciado, são uma ótima opção para comemorar o dia dos namorados.

A propaganda é a alma do negócio

Se você não divulgar seu cardápio de inverno, como esperar que os clientes saibam da sua existência?

Redes sociais são muito importantes para qualquer restaurante. O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil, elaboramos um artigo explicando Como o Instagram pode te ajudar a vender mais

É primordial que as fotos nas redes sejam adequadas, por isso, deixei aqui algumas Dicas para tirar boas fotos dos seus pratos.A divulgação bem feita é a chave para qualquer promoção de sucesso. Invista pesado, planeje-se, contrate profissionais e caso não possa, estude muito.