O estilo de vida que muitos levam atualmente nos obriga a priorizar com o que vamos gastar nosso tempo livre.

Com frequência acabamos tendo que pedir uma marmitex no almoço, porque não deu tempo de ir comer em casa, ou não conseguimos fazer comida na noite anterior para nossa própria marmita.

Jovens adultos e famílias, cansados da rotina intensa de trabalho e estudos, têm mudado seus hábitos nos últimos anos. 

O mercado de delivery tem crescido cada vez mais para atender a cada vez maior parcela cansada e ocupada da população.

Você pode ser o dono de um restaurante, lanchonete, hamburgueria, um gerente ou até mesmo um empresário em busca de novos investimentos. Se você veio parar nesse artigo, já tem consciência de que sem delivery você está perdendo uma considerável fatia do mercado.

Vou te mostrar de maneira simples e didática como começar seu delivery de comida.

Por que começar a fazer delivery de comida?

O delivery de comida é muito mais econômico que um restaurante comum. Temos menos despesas com uma entrega, do que mantendo um ambiente bonito e aconchegante, com mesas, cadeiras, eletricidade, garçom, ar condicionado…

Além da economia, existe a comodidade oferecida ao cliente. Que resulta em aumento das vendas e lucro.

Não temos mais tempo, muitas vezes, nem mesmo energia para fazer comida ou nos deslocar ao restaurante. 

O delivery de comida já se tornou parte da nossa cultura e está associado tanto ao estilo de vida quanto ao conforto.

Se a festa é em casa: Oba! Pede uma pizza! O crush topou ver um filme: Vamos pedir um lanche?! 

Tenho o fim de semana todo para descansar: Vou olhar o que tem nos cupons de desconto do app de delivery.

Ao longo desse artigo, vamos partir do pressuposto de que você já tenha uma cozinha montada ou restaurante em funcionamento. Não falaremos de questões estruturais como montagem de cozinha, escolha de ponto e precificação de cardápio.

Elaboramos o artigo Bons Motivos Para Investir no Delivery, onde você pode conferir de forma mais aprofundada as principais vantagens do delivery de comida. 

Como montar cardápio de delivery?

Um cardápio bem elaborado é fundamental para qualquer restaurante. Em cardápios de delivery devem ser levados em conta alguns pontos.

Mesmo que você ofereça um menu extenso aos seus clientes no restaurante, o cardápio do delivery deve se concentrar nos pratos mais populares, de maior saída.

Imagine ter que escolher sua refeição em um menu com 60 pratos (e suas descrições) na tela de um smartphone? Só com tempo gasto escolhendo o cliente já perdeu a paciência e fez um sanduíche.

Ao elaborar seu cardápio, não basta serem pratos populares, é importante lembrar que muitos não se comportam bem depois de embalados para viagem.

Como por exemplo batatas fritas, o terror das hamburguerias! Pode fazer o teste, peça batatas fritas de qualquer restaurante, elas sempre chegam murchas.

Enxugue, foque em produtos com boa saída e de fácil transporte.

Como adaptar a cozinha para o delivery?

É importante não misturar os pedidos de delivery com os do balcão. Tenha um ou mais funcionários, apenas para suprir o delivery, assim a cozinha não fica sobrecarregada.

O balcão de retirada dos pedidos do delivery também deve ser diferente para evitar trocas ou confusões.

Como escolher embalagens para delivery de comida?

A embalagem é um elemento importantíssimo, ela é responsável por manter a comida saborosa e segura. E provavelmente será diferente da embalagem que você costuma disponibilizar para seus clientes levarem o que sobrou para casa.

A comida do delivery precisa chegar em temperatura ideal para consumo imediato.

Invista em embalagens de qualidade e sempre teste antes de disponibilizá-las para seus clientes. 

Sim, você leu certo ali em cima, embalagens são um investimento. O que não quer dizer que ele tem que sair todo do seu bolso. 

As despesas de embalagem, assim como todas as demais despesas, devem ser contabilizadas e diluídas no preço final dos produtos.

Como escolher entregador para restaurante?

Ao escolher o entregador do seu restaurante, é necessário confiança. Ele é o funcionário que opera totalmente fora do seu campo de visão.

Converse bem com seu entregador, para que cheguem a uma remuneração justa para os dois.

O entregador de delivery é o responsável pelo pedido chegar em perfeitas condições. De nada adianta caprichar na comida, na embalagem e ter um entregador que empina a moto no semáforo.

Existem vários tipos de entregadores para restaurantes, dentre eles:

  • Entregador próprio
  • Empresa de Terceirização de Entregas
  • Entregador Freelancer
  • Entregador com CNPJ

Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens, destrinchamos uma a uma  em nosso artigo Entregador, como escolher? 

Não é indicado que os entregadores transitem pelo salão. Em lugares mais refinados, os clientes podem não apreciar. 

O entregador é muito exposto ao clima e a sujeira. Muitas vezes acabam, sem querer, trazendo lama ou água da chuva, o que dificulta manter a limpeza do salão.

Tenha uma porta lateral ou nos fundos se possível para a retirada dos pedidos de entrega. 

Também não é legal chegar na porta de um restaurante para uma noite romântica, e dar de cara com uma fileira de entregadores esperando pedidos. 

Ter um lugar menos exposto, é mais agradável aos entregadores também, assim eles podem ficar à vontade enquanto aguardam os pedidos de delivery.

Como tirar boas fotos de comida? 

Capriche na montagem do prato. Antes de pôr qualquer alimento na boca, todos nós instintivamente comemos com os olhos.

No delivery de comida as fotos são essenciais. O cliente não tem como sentir o cheiro vindo da cozinha, observar a limpeza do salão e se impressionar com o serviço dos atendentes.

A foto do menu é a sua vitrine. Muitas pessoas, que não conhecem seu restaurante, vão conhecê-lo através do delivery e sem uma boa foto você pode espantar esse cliente.

Pedir um delivery de comida sem foto é um tiro no escuro. Pedir um delivery de comida feia é impensável.

A iluminação, o ângulo, a qualidade da câmera e principalmente a edição são essenciais. Se você gosta de pôr a mão na massa confira 4 Dicas Para Tirar Boas Fotos de Comida

Se não se sente seguro para fazer tudo isso sozinho, contrate um fotógrafo profissional. Você também pode contratar um designer gráfico para editar as fotos. 

Como fazer divulgação de restaurante?

Invista pesado nas redes sociais. Os brasileiros são muito ativos em redes sociais e sem dúvida essa tem sido a melhor forma de divulgação para os restaurantes de delivery.

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil, tendo mais de 60% da população adepta e conquistando usuários em todas as idades.

No artigo Como o Instagram pode te Ajudar a Vender Mais ensinamos tudo que você precisa saber para fazer suas postagens e ter um bom alcance orgânico.

Alcance orgânico é aquele atingido sem anúncios, impulsionamentos, sem que você invista em propaganda paga.

É vital que seu restaurante não dependa apenas do alcance orgânico, ele é a base, mas é limitado.

Ao anunciar em redes sociais você pode fazer a segmentação das pessoas que receberão seu anúncio. Isso garante que a sua mensagem chegue apenas as pessoas dentro do seu público-alvo. 

Em um outdoor onde não há como saber quantos homens, mulheres, adolescentes, que gostam de vida fitness e veganismo ou de churrasco e cerveja passaram na frente. 

Mas você pode direcionar seus anúncios do Instagram para homens e/ou mulheres, de 19 a 30 anos, que curtem academias, celebridades fitness e moram a até 3km da sua Tapiocaria Vegana.

Tudo isso é feito através de ferramentas que você vai precisar estudar um pouco para usar. 

Se pretende investir em anúncios, recomendo que contrate um profissional, um social media competente que pode te ajudar a desenvolver conteúdo e gerir suas campanhas.

Por que contratar um aplicativo de delivery de comida?

Porquê só um aplicativo de delivery  te dá a praticidade de receber os pedidos sem perder tempo atendendo ligações e anotando pedidos vindos por WhatsApp.

É muito mais confortável para o cliente ter um aplicativo com vários restaurantes, do que vários apps e números de restaurantes ocupando espaço no smartphone.

Como já mencionamos, muitos novos clientes podem ser conquistados através do delivery.  A visibilidade que um aplicativo te oferece é a melhor propaganda que um restaurante pode querer.