Promoções são essenciais em qualquer ramo de negócios e os motivos para se fazer promoções em restaurantes são inúmeros. 

Às vezes erramos na hora das compras ou um prato específico acaba não tendo saída, ou até mesmo a validade dos ingredientes está curto. 

Pode ser que o restaurante até esteja indo bem. Vendendo o suficiente para se manter e pagar as contas, sem grandes desperdícios ou prejuízos, mas tem capacidade para atender uma clientela muito maior.

Neste artigo, vou te ensinar como fazer promoções sem perder dinheiro.

Calcule o preço de custo

O primeiro passo para fazer promoções sem perder dinheiro é saber o preço de custo de cada prato disponível em seu cardápio.

O preço de custo engloba não apenas o valor gasto em ingredientes, mas também uma pequena parcela das despesas totais como água, luz, telefone, funcionários, equipamentos… E o salário do empresário.

Sim, muitos empresários cometem o erro de não incluir em suas contas o seu próprio sustento.

Um dos maiores motivos de quebra de negócios logo no primeiro ano é quando o empresário espera viver “do que sobrar” no fim do mês. 

Pró-labore é o termo usado para denominar o valor mensal ou porcentagem dos lucros, a ser repassado do capital empresarial para os sócios.

Não separar o capital pessoal do capital empresarial pode gerar 2 fatores que levam a falência:

  1. A empresa não está dando lucro suficiente para se manter e o empresário começa a fazer dívidas em seu nome.

Se as coisas não forem bem, ele pode acabar acumulando dívidas da empresa, que deveriam estar no CNPJ, em seu CPF, indo à falência não apenas com a empresa, mas como pessoa física.

Lembre-se é importante garantir que se seu restaurante quebrar, você também não esteja quebrado.

  1. O empresário tira dinheiro demais do capital empresarial.

Julgando erroneamente que o lucro total é seu salário, “a sobra”. O empresário se esqueçe de guardar dinheiro para possíveis emergências, situações como demissões, imprevistos estruturais, equipamentos danificados ou obsoletos, assaltos… 

Ficando sem um fundo de reserva ou investimento.

Se você não tem experiência com precificação de cardápio ou quer saber como precificar seu cardápio de maneira simples e descomplicada, elaborei um artigo completo sobre Precificação de Cardápio, confira.

Calcule o preço de venda

Agora que entendemos o preço de custo, temos que calcular o preço de venda.

O preço de venda é a soma do preço de custo com uma porcentagem de lucro.

Ao calcular a margem de lucro, devemos separar uma reserva para cobrir eventuais desperdícios

Em comércios do ramo alimentício, temos que lidar com produtos de curta validade. Portanto, margem de lucro dos restaurantes, deve ser maior do que a normalmente aplicada em comércios que não trabalham com perecíveis.

A margem de lucro ideal em um restaurante é de 100% sobre o preço de custo. 

Exemplificando, se você vende hambúrgueres e seu preço de custo para produzir o Hambúrguer da Casa corresponde a R$ 10,00

O preço de venda ideal do Hambúrguer da Casa é seu preço de custo R$ 10,00 + 100% de margem de lucro, totalizando R$ 20,00.

Como calcular preços promocionais

Ao calcular o preço de custo, você já embutiu tudo o que precisava para continuar funcionando, portanto a margem de lucro é justamente para que você acumule capital empresarial.

Quando cobrimos o preço de custo, adquirimos capital de giro. 

O capital de giro é o montante arrecadado pelo restaurante para cobrir todas as despesas. Salários, insumos, manutenção… Tudo aquilo que analisamos ao calcular o preço de custo individual dos pratos.

Ter capital de giro é o suficiente para um comércio se manter funcionando, mas por um período indefinido. Todo negócio precisa ter capital empresarial.

Ao fazer uma promoção você vai precisar analisar a necessidade do seu restaurante, naquele momento. E reduzir a margem de lucro, mantendo como valor mínimo o preço de custo.

Com exemplos, fica mais fácil de entendermos. Voltando ao hambúrguer, vamos supor que você queira fazer uma promoção do Hambúrguer da Casa.

Se o preço de custo do Hambúrguer da Casa é R$ 10,00 e a margem de lucro de mais R$ 10,00 o preço de venda normalmente seria de R$ 20,00. 

Podemos fazer uma promoção abaixando o preço de venda para R$ 15,00. O lucro ainda será de 50%.

Outra opção é não dar desconto diretamente, manter o preço, mas incluir como brinde, algum outro produto que tenha um preço de custo que compense.

Por exemplo, você pode incluir um refrigerante ou uma batata frita. 

Se o Hambúrguer da Casa tem o preço de venda de R$ 20,00 e o refrigerante lata R$ 5,00 os dois juntos seriam R$ 25,00.

O preço de custo do hambúrguer é R$ 10,00 e o refrigerante é R$ 2,50, então o custo total dessa venda será de R$ 12,50.

Ao incluir o refrigerante, é como se você desse um desconto de R$ 5,00 como no primeiro exemplo. O que vai diferenciar qual estratégia usar são as condições em que você se encontra.

Se você tem refrigerantes no seu estoque sobrando ou capital de giro suficiente para comprar um bom carregamento de refrigerantes e obter desconto de atacado, a opção de “dar” um refri de brinde é muito boa.

Mas, vamos supor que não é esse o caso e você precisa vender muitos hambúrgueres, pois comprou bastante carne esperando movimento e choveu muito no fim de semana.

Você pode dar o desconto no preço final ou usar a estratégia de 2 pelo preço de 1 que funciona muito bem quando se tem um lucro de 100% ou mais. 

Fazendo “2 Hambúrgueres da Casa pelo preço de 1”, você estará cobrando R$ 10,00 por hambúrguer. Aumentando a saída do prato e recuperando seu investimento em carne.

 Lembrando que, para não ter prejuízo, o desconto da promoção será sempre tirado da margem de lucro, aplicada sobre o preço de custo.

Como escolher a melhor promoção

Como você já deve ter notado, existem vários tipos de promoção.

Você deve optar pela que atende melhor às necessidades do seu restaurante. Escolher a promoção errada também é perder dinheiro.

Já citamos o exemplo do refri de brinde, um acompanhamento como as batatas, outra opção para oferecer, são sobremesas

Grandes redes costumam oferecer objetos colecionáveis como brinquedos, copos, pratos e toda sorte de coisas ligadas ao tema do restaurante ou simplesmente comida.

Promoções do tipo, Prato do Dia, ajudam na logística dos ingredientes e na fidelização de clientes.

Quem nunca, teve um lampejo de alegria ao lembrar que “Hoje é Quarta-feira, tem promoção meu lanche preferido!”.

Se a sua necessidade maior é fidelização, temos os famosos cartões fidelidade, onde se o cliente juntar 10 carimbos ele ganha um prato pela metade do preço.

Agora você sabe que isso significa uma refeição pelo preço de custo.

Também existem versões digitais de cartão fidelidade, por meio de aplicativos e pontos

Para o dono do restaurante, deixar de lucrar nesse único prato não fará diferença negativa alguma em seu orçamento. Todas as outras 10 vezes em que o cliente pagou o valor cheio, o restaurante teve lucro total sobre a venda.

Lembrando que normalmente nessa situação, você ainda irá lucrar com bebidas, acompanhamentos e sobremesas.

Se você quer aumentar a popularidade de seu restaurante, não adianta apenas criar a promoção, você precisa divulgá-la.

Aplicativos de delivery como o Appedidos, oferecem ao cliente  a comodidade de ter em seu smartphone um verdadeiro catálogo de restaurantes.

Nos apps de delivery de comida, sempre tem uma área destinada aos restaurantes que oferecem descontos e pratos promocionais. 

Os aplicativos de delivery são a porta de entrada perfeita para novos clientes, cheios de fome, em busca de melhores preços e dispostos a conhecer novos restaurantes.

Se você ainda não faz delivery confira nossos artigos Porque Investir no Delivery e Delivery de Comida: Como começar.