Rumores sobre o “novo normal” rondam por toda a internet.  Será que as coisas, algum dia, voltarão a ser como antes? E o restaurante self-service, ainda vai existir? 

O que seria do brasileiro sem Quilão no almoço, o Buffet Livre!? Afinal, os restaurantes self-service serão mesmo extintos?

Neste artigo, vou te contar o que os restaurante self-service tem feito para sobreviver no cenário de pandemia de Covid-19 e quais as orientações da Abrasel.

Conheça seu inimigo

Procure informações confiáveis, a respeito da Covid-19. O primeiro passo para desenvolver uma estratégia e adaptar-se a pandemia é conhecer seu inimigo.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” – Sun Tzu, A arte da guerra.

Nos sites do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, você encontra tudo o que precisa saber sobre o novo Coronavírus. Mas, vamos cobrir o básico aqui.

O que é Covid-19?

A Covid-19 é uma doença respiratória, com sintomas semelhantes a uma gripe comum. Causada pelo vírus SARS-CoV-2, essa doença pode evoluir para um quadro grave, principalmente em pessoas com a imunidade comprometida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecida há décadas e que sempre atacou apenas animais. Não sabemos ao certo como ele mutou para infectar humanos, mas por serem organismos muito simples e adaptáveis, às mutações em vírus são extremamente rápidas e comuns.

Como o Coronavírus é transmitido?

O meio de transmissão da Covid19 é o mesmo adotado pelo vírus da gripe: por dispersão de gotículas de saliva através de tosse ou espirro, ou manusear objetos e superfícies contaminadas e depois levar as mãos aos olhos ou à boca.

Existe remédio para Covid-19?

Não. Apesar de, praticamente todos os países do mundo, estarem trabalhando em conjunto, ainda não conseguimos desenvolver e distribuir uma medicação que tenha efeito comprovado sobre o Coronavírus SARS-CoV-2.  

Estratégias para driblar o Coronavírus em restaurantes

Trabalhar com alimentos exige uma série de boas práticas as quais já estamos acostumados. 

A Abrasel desenvolveu uma série de cartilhas relacionadas a pandemia de Covid-19, totalmente voltadas para bares e restaurantes, orientando desde negociações de aluguel, a contratos trabalhistas e entregas seguras.

Vamos explorar aqui algumas dicas, mas se você quiser ter acesso a cartilhas completas, pode acessar o portal da abrasel ou clicar aqui.

  1. Reorganize o salão

Segundo as orientações da Abrasel, as mesas devem permanecer a uma distância mínima de 2 metros, e as cadeiras a 1 metro de distância entre si.

  1. Diminua a quantidade de clientes dentro da casa

É recomendado diminuir a capacidade de atendimento em no mínimo 30%. Evitando aglomerações e permitindo que as mesas e cadeiras obedeçam a distância mínima.

  1. Converse com sua equipe 

Converse com sua equipe, ressalte a importância de aumentar as medidas sanitárias. Disponibilize álcool 70% para todos, funcionários e clientes.

  1. Higienização rigorosa das louças

Para proteger sua equipe, copeiros, garçons e cumins, qualquer um que entre em contato com louças sujas e restos de alimentos deve sempre usar luvas. 

Se seu restaurante tiver uma máquina de lavar louças, certifique-se de que ela está funcionando corretamente. Todo cuidado é pouco.

  1. Mantenha o salão ventilado

A Covid19 é um vírus respiratório. Segundo o estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos:

A Covid19 pode sobreviver no ar entre 40 minutos e 2h30, após uma pessoa infectada tossir ou espirrar.

  1. Aumente a frequência de higienização dos ambientes.

Segundo a mesma pesquisa, o vírus resiste por cerca de 72 horas no plástico e 48 horas no aço inoxidável, enquanto no papelão tem uma sobrevida de 24 horas. Já no cobre, apenas 4 horas.

Por isso é necessário aumentar a frequência de higienização de TODAS as superfícies, dentro e fora do salão. Mesas, chão, cadeiras, balcão do caixa, balcão de pedidos… 

  1. Use condimentos em sachês individuais.

Não é novidade que bisnagas de molhos podem ser algo extremamente nojento. 

Correm o risco de serem acidentalmente ser esquecidas em cima das mesas por horas a fio ou acabar entrando em contato com o alimento que já foi mordido

Disponibilizar molhos, sal, palitos, guardanapos, canudos e semelhantes em sachês individuais é uma questão sanitário que já vem sendo debatida e cobrada pela Anvisa há alguns anos.

O que os self-services terão que fazer agora?

  1. Solicite o uso de máscaras

Na grande maioria das cidades estão em vigor decretos que obrigam, por lei, que as pessoas não entrem em estabelecimentos comerciais sem máscara.

Solicite que seus clientes mantenham suas máscaras até o início da refeição. Assim, evitamos que respirem sobre o buffet, sobre os outros clientes e suas refeições, no trajeto até a mesa.

  1. Luvas descartáveis obrigatórias

Disponibilize luvas descartáveis e solicite que os clientes façam uso delas ao manusear os talheres de servir do buffet, pratos, bandejas e outros objetos limpos.

10. Mude para o Prato Feito

Você pode mudar seu modelo de negócios para o a-la-carte. Os pratos feitos, vulgo, PF, também são muito populares, evitam o desperdício de comida e evitam filas.

11. Coloque um funcionário no balcão

Outra opção é colocar um funcionário no balcão para que ele sirva o prato do cliente conforme suas instruções. Nesse caso é necessário isolar a área de forma que o cliente fique a no mínimo 1m de distância. Essa opção é um pouco mais prática que o alacarte, entretanto pode constranger os mais tímidos.

12. Faça delivery

O delivery de refeições nunca foi tão forte no mundo e os apps vieram para ficar. 

Você pode fazer delivery há algum tempo ou estar ingressando agora neste mercado, o principal é se manter atualizado.

Para isso, o Guia do Delivery tem diversos artigos para te ajudar. Desde, Delivery de comida: como começar e Como escolher embalagem para delivery, a até mesmo Como escolher um bom entregador e Como fazer promoções sem perder dinheiro.