O inverno chegou e sua sorveteria está às moscas? 

Quer abrir uma sorveteria e não sabe como vender sorvete no inverno?

Vou te contar, tudo o que você precisa saber para sua sorveteria bombar no inverno e lucrar o ano inteiro.

Por que é tão difícil vender sorvete no inverno?

Que amamos sorvete é uma realidade inegável. Mas por que consumimos tão pouco sorvete no inverno?

Os europeus não se importam com o clima frio, consomem sorvete o ano todo. Em alguns países, a venda de sorvete no inverno é até maior do que no verão.

Durante o inverno os brasileiros preferem alimentos quentes. Isso ocorre, em parte, devido ao mito de que se você tomar sorvete no frio vai ficar doente.

O sorvete está diretamente associado, no inconsciente coletivo popular, ao calor. As representações de um dia perfeito de verão, quase sempre, vêm associadas a um delicioso sorvete.

Como vender sorvete no inverno?

Para vender sorvete no inverno, é necessário mudar não apenas o nosso pensamento, mas o pensamento do cliente. 

Conseguir fazer com que o cliente desassocie o sorvete ao calor é uma tarefa árdua, mas que trará grandes lucros se executada corretamente.

1. Climatize seu ambiente

Climatizadores são um excelente investimento para qualquer sorveteria. No verão, você terá um ambiente fresco e convidativo, e no inverno, um ambiente aconchegante e repleto de delícias. 

Para deixar o ambiente mais caloroso, mude a iluminação. Troque as lâmpadas brancas por amarelas. 

Você não precisa ter um infarto a cada conta de luz, usando as ultrapassadas lâmpadas de filamento. Você pode comprar lâmpadas de led amarelas, desenvolvidas exatamente para fornecer uma iluminação visualmente mais quente. 

2. Mantenha o expediente. 

Nada de abrir mais tarde ou fechar mais cedo no inverno! Diminuir o horário de expediente não é uma economia relevante no seu orçamento e literalmente te fecha para oportunidades.

3. Crie um cardápio de inverno

Falando em oportunidades, o cardápio de inverno é uma excelente oportunidade para testes e o desenvolvimento de novas opções no cardápio permanente.

Fondues, pettits e grand gateaus já tem se tornado conhecidos do cardápio de inverno das sorveterias.

Cafés diferenciados, capuccinos artesanais e chocolates quentes são uma excelente opção.

Servir bolos e salgados para acompanhar o café pode ser um diferencial. Você pode investir em uma cozinha e servir os seus próprios ou fazer uma parceria com uma padaria.

Cuidado para não se esquecer de seu carro-chefe! O principal produto sempre será o sorvete e tudo no seu cardápio deve ter alguma relação com ele.

Se você não tem experiência com cardápio de inverno ou quer saber mais, leia meu artigo Cardápio de Inverno Para Restaurante: Como e por que fazer? e fique por dentro de tudo.

4. Faça festivais

Festivais sempre são chamativos. Você compra uma grande quantidade de um insumo no atacado, pagando um valor mais em conta, e dá ao consumidor a oportunidade de provar algo novo ou se esbaldar em seu sabor favorito.

Você pode fazer um festival do chocolate (que é muito consumido no inverno), oferecendo vários sabores de sorvete, caldas e acompanhamentos de chocolates diferentes.

Já pensou? Uma taça de sorvete de chocolate belga, com calda quente de chocolate amargo, raspas de chocolate branco e um morango com chantilly coroando tudo.

5. Faça promoções

Ninguém resiste a uma promoção!

 As promoções são vitais para qualquer negócio e para as sorveterias não seria diferente. Reduzir a margem de lucro para aumentar o capital de giro é algo que todo empresário acaba descobrindo ser vantajoso cedo ou tarde.

Para que você não descubra tarde demais, coloquei tudo o que você precisa saber sobre promoções em nosso artigo Como Fazer Promoções Sem Perder Dinheiro.

Pode ser, que não compense servir todas as opções do seu cardápio, todos os dias da semana. Você pode fazer isso exclusivamente em dias que sabe que terá  maior volume de clientes ou fazer promoções em dias de pouco movimento.

Por exemplo: 

“Segunda-feira, petit gateau com 50% de desconto”. 

ou

“Todo Domingo, leve um pote de 2 litros e ganhe um pacote de casquinhas para acompanhar”

6. Invista na divulgação

Divulgue, espalhe aos 4 ventos que a sua sorveteria está aberta sim! E cheia de novidades. 

Quem é visto é lembrado, Redes sociais são muito importantes para qualquer empresa. O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil, e estima-se que o brasileiro médio passa cerca de 4,5h diárias em redes sociais. 

Elaborei um artigo explicando Como o Instagram pode te ajudar a vender mais e para completar, Dicas para tirar boas fotos dos seus pratos e bombar nas redes!

A divulgação bem feita é a chave para qualquer promoção de sucesso. Invista pesado, planeje-se, contrate profissionais e caso não possa, estude muito.