O Carnaval é a expressão máxima do brasileiro para o mundo, um de nossos principais atrativos turísticos que aquece a economia do país.

Mas nem só de folia é feito o carnaval. Muitas cidades, principalmente no interior, ficam completamente vazias nos dias de festa. Isto porque a grande parte da população vai para o litoral ou cidades com tradição carnavalesca, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador…

O empresário dono de restaurante muitas vezes apenas aceita que, naquele mês, os lucros serão abaixo do normal. Alguns até dispensam todos os funcionários, e ficam em casa pensando se vai conseguir pagar todas as contas aquele mês.

O que ele não percebe, é que tem uma potencial mina de ouro em suas mãos. 

Vou te mostrar em 6 dicas fáceis como lucrar com o carnaval em qualquer lugar.

1. Estude seu público-alvo

Observar oportunidades a fim de traçar a melhor estratégia é essencial para qualquer empresário.

É importante observar em qual perfil de público sua cidade e seus cliente se encaixam.

Caso você não tenha atentado para isso ainda, vou deixar aqui algumas perguntas que podem te ajudar a definir o público do seu restaurante e lucrar com o carnaval:

  1. Sobre a sua cidade:
    1. Tem carnaval de rua?
    2. Tem carnaval de clubes?
    3. Não tem carnaval, a cidade fica deserta pois todos viajam.
    4. É uma cidade litorânea/de tradição, e fica cheia no carnaval.
  1. Quem são seus clientes costumeiros?
    1. Jovens, trabalhadores ou universitários.
    2. Famílias.
  1. Seu restaurante abre:
    1. No almoço.
    2. No jantar.
    3. No almoço e no jantar, mas só durante a semana.
    4. No almoço e no jantar, sempre.

Com essas informações, você terá facilidade em escolher as estratégias que mais se encaixam para você e, principalmente, para a sua clientela. 

2. Crie um cardápio diferenciado

Em qualquer lugar, novidades chamam atenção. Criar uma carta de drinks refrescantes é uma excelente pedida para os restaurantes que abrem para o jantar ou almoço no fim de semana.

Comece a servir o Menu de Carnaval com um mês de antecedência. Assim você terá tempo de fazer ajustes, recolher sugestões e investir apenas no que funciona para lucrar com o carnaval.

Anuncie em suas redes sociais! Divulgação é muito importante, afinal, quem é visto é lembrado.

Lembre-se que estratégias são feitas com combinações de ações, e não apenas novidades isoladas. Um menu diferenciado pode ser combinado com nossa próxima estratégia para lucrar com o carnaval.

3. Faça um evento 

Pressupondo que não existam muitos eventos de carnaval em sua cidade, ou fiquem mais restritos a clubes, baladas ou nem isso, fazer um evento é uma excelente opção.

O tipo de evento vai ser definido pelo público do seu restaurante. Se for uma churrascaria, um restaurante frequentado por famílias, é provável que tudo que os pais queiram é um lugar para relaxarem.

Você pode fazer um carnaval para crianças se tiver um grande espaço. Alugar brinquedos, contratar monitores e servir aos pais aquele menu diferenciado que conversamos mais cedo.

Se não estiver seguro em montar um cardápio muito diferente, bebidas refrescantes e petiscos serão garantias de lucrar com o carnaval.

Outra abordagem é focar nos adultos. Um bailinho ou karaokê é sempre muito divertido, ainda mais depois de uma cervejinha ou uma caipirinha. 

Mas não se esqueça: divulgação é muito importante. Redes sociais, carro de som, rádio… as opções são várias, nunca aposte em apenas uma.

4. Monte um Bar

Se seu restaurante está na rota dos bloquinhos de rua, investir em um cardápio diferenciado ou fazer seu próprio evento talvez não seja a melhor opção para você. Pelo contrário: tire proveito do evento que outras pessoas estão bancando e divulgando!

Você pode montar um barzinho! Colocar um cartaz na fachada ou até melhor, colocar uma mesa na sua calçada com frutas picadas e destilados para caipirinha, água, cerveja, muito gelo e alguns bartenders, é lucro garantido.

Se for uma região com muitos ambulantes, aproveite seus freezers e venda gelo. É uma excelente maneira de aproveitar a oportunidade. Não se esqueça de sinalizar com cartazes: quanto mais gente souber, melhor.

5. Venda delícias geladas

Picolés e geladinhos, chup-chups, sacolés, juju, seja como for que se chamem na sua região, são maravilhosos no calor.

Com opções alcoólicas, tradicionais e gourmets, podem integrar tanto o menú de carnaval quanto parte do seu bar. Aliás, essas festas são excelentes para testar a aderência de novas sobremesas no seu cardápio! 

No mesmo esquema do bar, se tem carnaval de rua e na sua cidade, ou você pretende fazer seu próprio evento, eles podem te dar um lucro de até 300% durante a temporada. 

6. Invista em delivery

Seu restaurante pode não ter se encaixado em nenhuma das opções até agora e você estava perdendo as esperanças? Bem, então precisamos conversar sobre 2 públicos secretos, que você certamente não costuma ver. 

O número de pessoas que gosta de ficar em casa quietinho, descansando, maratonando séries tem crescido a cada dia.

Para essas pessoas, sair de casa para procurar um restaurante que esteja aberto, ou simplesmente ir até a cozinha fazer algo mais complexo do que por gelo em um copo de coca-cola, é algo impensável.

Tirar seu maravilhoso pijama, pentear o cabelo e enfrentar o mundo é algo cansativo e até mesmo assustador. Este indivíduo cansado e caseiro vai ter um apetite insaciável de todo tipo de comida possível durante o feriado.

Também temos um outro tipo de cliente potencial dentro deste cenário, completamente oposto do jovem caseiro: o folião que acordou com aquela combinação de ressaca, fome e preguiça de cozinhar!

Você estar presente nos apps de pedidos, disponibilizar cupons de descontos, e estar pronto a atendê-los com a qualidade e eficiência de sempre. Isso garante não apenas a sobrevivência do seu restaurante no carnaval, mas um público novo e fiel.

Este momento de preguiça e necessidade é uma oportunidade incrível para conquistar novos clientes e lucrar com o carnaval, e muito além dele..
Se você ficou curioso a respeito de aplicativos de pedidos, confira nosso post com 5 bons motivos para investir no delivery.