Com a atual pandemia de Coronavírus (Covid-19) tem sido decretado isolamento e quarentena em cidades de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em tempos difíceis de perigo mortal e instabilidade socioeconômica, uma das maiores preocupações dos empresários do ramo alimentício é a sobrevivência de seu restaurante durante a quarentena

Os clientes estão em casa e os funcionários também, mas as contas vão chegar no fim do mês de qualquer jeito.

Neste artigo vou te mostrar como fazer seu restaurante sobreviver à quarentena do Coronavírus.

Converse com seus colaboradores

A sobrevivência de um restaurante durante a quarentena depende não apenas de cuidados, mas da sua comunicação interna.

Qualquer pessoa com sintomas do Coronavírus deve ser imediatamente mandada para casa, mantida isolada dos demais moradores e aplicadas as mesmas medidas de segurança recomendadas para funcionários dentro do restaurante. 

A chance de alguém com um resfriado comum se infectar com o Covid-19 em uma sala de espera de hospital é muito maior do que em casa, quietinho se recuperando.

Só devem ser encaminhados ao hospital quem estiver com dificuldade para respirar. Nessas áreas o risco de contaminação é muito maior, elas devem ser evitadas ao máximo. 

Infelizmente no cenário atual, não temos disponíveis no Brasil testes para todos

Mantenha-se informado de quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais na sua cidade são indicados pois provavelmente haverão áreas exclusivas para internação de pacientes com o Coronavírus.

Foi disponibilizado pelo Governo Federal um aplicativo gratuito para Android e IOS que você pode baixar diretamente da Store acessando o link Coronavírus – SUS — Português (Brasil)

Restaurante em Quarentena Sobrevivendo ao Coronavírus sintomas

Minimize os gastos

Férias vencidas

Se você tem funcionários no restaurante com férias vencidas ou por vencer, aproveite para liberar essas férias.

Cardápio Reduzido

Reduzir o número de pratos no cardápio além de auxiliar o restaurante a funcionar com menos colaboradores, vai impedir que insumos estraguem devido a falta de demanda.

Também existe a probabilidade de faltarem insumos básicos, e a criatividade e o bom planejamento serão mais do que nunca indispensáveis. 

Adote rígidas medidas sanitárias

Os restaurantes já habituados a aplicar uma rígida disciplina de limpeza precisam de atenção redobrada.

No salão

Disponibilize luvas e álcool em gel para o salão. Sabemos que a água e o sabão são a melhor opção, entretanto os garçons não tem como lavar as mãos o tempo todo.

Ao ter contato com matéria possivelmente contaminada como restos de alimentos, pratos, copos e talheres os garçons se expõem muito mais do que a cozinha.

Na cozinha

Como citado, qualquer colaborador que tenha contato com possível material contaminado deve usar luvas para sua própria proteção. Seja lavando a louça ou apenas removendo os restos para colocar na máquina.

Lembrando que qualquer um com suspeita de contaminação pelo Covid-19 deve ser imediatamente encaminhado para fazer o teste. É gratuito e está disponível em toda a rede do SUS.

Nas entregas

Disponibilize álcool em gel para os entregadores, assim como os funcionários do salão, eles têm contato com cartões, dinheiro e o próprio cliente.

Forneça saquinhos plásticos transparentes aos entregadores para envolver a máquina de cartão. 

Oriente-os que quando um cliente tocar a máquina para digitar a senha, o saquinho seja trocado e descartado. Assim não se corre o risco de contaminar o próximo cliente.

E claro, a cada entrega, limpar as mãos com o álcool em gel, pois campainhas e interfones são possíveis agentes contaminantes.

Tem sido incentivada pela Vigilância Sanitária o uso da mochila de entrega como mesa, assim o entregador e o cliente podem manter a maior distância possível como no folheto abaixo:

Restaurante em Quarentena Sobrevivendo ao Coronavírus guia do entregador
Sinta-se a vontade para fazer o download da imagem e enviar aos seus entregadores.

Cuidado com as fake news

As fake news são tão prejudiciais quanto a falta de cuidado e prevenção. 

Termo em inglês que adotamos ao nosso cotidiano, fake news se refere a notícias falsas, muitas vezes perigosas

Como essa receita de álcool em gel que tem circulado pelo WhatsApp, que recomenda o uso de gelatina incolor sem sabor nas mãos. 

Restaurante em Quarentena Sobrevivendo ao Coronavírus

A gelatina incolor é um ambiente tão propício para a proliferação de microorganismos que é usada como base em experimentos laboratoriais para desenvolver culturas de fungos e bactérias.

Se você tem qualquer dúvida sobre a veracidade de notícias a respeito do Coronavírus, ou quer ser o primeiro a passar uma notícia aos seus amigos e parentes. Não se esqueça de  checar a informação no site do Ministério da Saúde.

Foi disponibilizada uma página inteira dedicada ao combate e prevenção ao Covid-19 https://coronavirus.saude.gov.br/

Migre para o Delivery

Muitas cidades estão decretando quarentena, total fechamento do comércio, shoppings, bares e restaurantes.

Em algumas ainda é possível manter o serviço de delivery que tem sido uma saída eficiente.

Apps de delivery são uma forma muito mais segura de fazer entregas que a usual, pelo telefone ou whatsapp, pois permitem que o cliente pague online.

Inclusive, alguns aplicativos de delivery solicitaram que seus clientes avisem ao restaurante se estão sob suspeita de Coronavírus para que o entregador deixe a encomenda em sua porta se necessário.

Se você é um franqueado, consulte a franqueadora a respeito de apps de entrega. A grande maioria possui contratos com empresas específicas.

Porém diante da situação, os restaurantes em quarentena precisam negociar a possibilidade de aderir a novos aplicativos a fim de suprir o mercado local.

Muitos apps de delivery grandes não têm representatividade em cidades do interior. A sua capacidade de negociação pode fazer toda a diferença na sobrevivência do seu restaurante.

Se todos fizermos a nossa parte a quarentena do Covid-19 será apenas mais uma lembrança de um tempo difícil que passou.

E se você gostou desse artigo, mande para seus funcionários, amigos, fornecedores e colegas.