Os aplicativos de delivery já se tornaram uma ferramenta essencial para quem quer vender mais e de um jeito ágil. Entretanto, existe uma dúvida frequente de quem quer empreender e usar esse método: ter um aplicativo próprio ou usar os aplicativos já conhecidos?

Um dos primeiros fatores que influenciam essa escolha é o valor. O custo de um aplicativo próprio pode ser alto, mas em comparação as taxas de comissão e mensalidades, muitos podem entender como um benefício. No entanto, é preciso estar atento ao que cada um oferece.

O que um aplicativo próprio oferece?

Ao escolher um aplicativo próprio de delivery é preciso já estar ciente de toda demanda acerca dele. Uma das principais vantagens em ter um aplicativo exclusivo é poder personalizá-lo conforme a sua empresa. Além disso, por ter controle total do aplicativo, torna-se fácil a conexão dele com todo o marketing da sua empresa.

Os gastos relacionados a ter um aplicativo próprio se dividem em várias áreas. É preciso ter alguém que o desenvolva, o que gera o custo do serviço e também em alguns casos, também haverá o custo de onde esse aplicativo ficará hospedado. Além disso, é preciso investir na divulgação desse aplicativo, usando cupons e promoções que, por serem feitos exclusivamente para o restaurante, se tornam um gasto unilateral da empresa também.

Apesar das vantagens, ter um aplicativo próprio pode gerar gastos altos e principalmente uma perca de foco. Ou seja, o proprietário do restaurante estaria deixando de ser um especialista na área dele para poder se tornar especialista em delivery. Isso pode acarretar problemas na gestão, acúmulo de funções e até desgaste de funcionários, já que isso pode influenciar diretamente na divisão de tarefas dentro de uma empresa. O ideal para quem quer ter um aplicativo próprio é ter alguém dentro do próprio time que seja responsável por esse âmbito, enquanto quem gere a empresa continue cuidando para que tanto no presencial, quanto no delivery, os pratos saiam com a excelência de sempre.

O que um aplicativo terceirizado oferece?

Apesar de alguns restaurantes não gostarem muito das taxas e comissões, o aplicativo terceirizado é uma solução mais prática e fácil para o delivery. Por já possuírem todo um sistema preparado, a gestão do seu restaurante dentro da plataforma fica mais prática. Quando comparado ao nível de dedicação de um aplicativo próprio, ter um aplicativo terceirizado é deixar o delivery na mão de especialistas enquanto você se torna a autoridade do seu restaurante.

Além do próprio sistema, esses aplicativos oferecem promoções, cupons e ajudam na divulgação, sendo uma ótima opção para quem quer impulsionar as vendas. Com esse tipo de ação, o restaurante é beneficiado por ter o seu negócio divulgado por uma plataforma já reconhecida na área e em alguns casos, não precisa arcar com a promoção ou cupom sozinho. Outra vantagem está relacionada a exposição do restaurante. O cardápio fica disponível na plataforma 24 horas por dia, ou seja, as chances de conversão de vendas em momentos em que outros clientes buscam por outros restaurantes é alta, além das vendas feitas para quem já compra do restaurante em questão.

Apesar de todas as vantagens, os aplicativos cobram taxas referentes a comissões e mensalidades, o que pode acabar afastado alguns potenciais restaurantes. Uma solução para isso é buscar aplicativos que oferecem contratos flexíveis e condições especiais de pagamento.

Qual tipo de aplicativo escolher?

Logo, entre o aplicativo de delivery próprio e os aplicativos de delivery terceirizados, o importante é avaliar a situação do seu restaurante. Confira preços, compare benefícios, adapte as propostas e caso possível, você pode investir em ambos. Não existe nenhuma resposta definitiva para essa questão, já que cada restaurante vive a sua realidade e tem a sua necessidade. Porém, todos tem uma coisa em comum: não dá pra ficar sem delivery.

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